Significado de Lucas → Origem do Nome, Numerologia e Aparição na Bíblia

O nome lucas significa tudo o que é luminoso. Afinal, sua principal origem etimológica vem do latim usado na Grécia Antiga como Loukas e, portanto, quer dizer:

  • Luz;
  • Brilhante;
  • Iluminado;
  • Luminoso;
  • Lucano ou então
  • Aquele que vem da lucânia (aquele que vem da terra da luz).

Também existem registros históricos que dizem que a origem e o significado do nome Lucas pode ser ”aquele que tem origem em lucânia” que faz parte de uma região italiana, onde o nome da cidade tem o significado de ”Terra da Luz”.

O significado do nome Lucas também pode fazer alusão à Bíblia, já que esse foi o nome de um dos importantes evangelistas tendo até mesmo um capítulo do livro sagrado escrito por este que foi um dos importantes seguidores de Jesus Cristo.

<< VEJA TAMBÉM: LISTA DOS NOMES MASCULINOS COM L >>

Origem do nome Lucas

De acordo com registros históricos, a origem do nome Lucas teve surgimento na Inglaterra a partir do século XII sob as formas de Luke e Luka. Inclusive, essas variações deram origem à diversos sobrenomes em inglês e acabou se tornando um nome próprio muito comum em diversos países, sobretudo devido o seu significado bíblico.

O nome Lucas é extremamente conhecido por ter sido um dos 12 discípulos de Jesus Cristo durante três anos e ficou reconhecido como São Lucas, além de ter dado origem ao Evangelho de Lucas.

Na história contata na Bíblia, Lucas foi um médico convertido ao cristianismo pelo apóstolo Paulo e se manteve como seu companheiro por muito tempo durante suas viagens missionárias. No livro sagrado ele é mencionado como ”médico amado” por São Paulo, mas também pode ser citado como um exímio pintor dos tempos antigos. Dessa maneira, São Lucas é conhecido por ser padroeiro dos cirurgiões, médicos e até mesmo dos artistas.

O nome Lucas também tem reconhecimento dentro da ficção, pois está ligada diretamente ao criador da antiga e famosa franquia Star Wars, que foi dirigida pela Lucasfilm, que consequentemente foi criada por George Lucas, o pai e criador da famosa saga. Além disso, o roteiro da série de filmes tem o personagem principal que se chama Luke Skywalker – mais uma referência a esse popular nome, dessa vez, pertencente ao mundo geek.

Personalidade de Lucas

A personalidade de Lucas é relacionada a pessoa que adora aventura, sempre que tem um tempo vago o seu hobby favorito é se aventurar pelo mundão, principalmente quando esse lugar é desconhecido pois sua mais paixão é desvendar mistérios e explorar novos lugares.

Ainda se diz que um dos maiores medos daqueles que se chamam Lucas é o de cair na rotina, já que não tem dificuldade em fazer sempre a mesma coisa e costumam gostar de viver uma grande aventura todos os dias. Além disso, sua necessidade de auto-conhecimento é grande, o que faz com que adorem viajar e fazem com que tenham pouca dificuldade em fazer atividades relacionados à conhecimentos intra-emocionais.

Pontos Positivos

A pessoa com o nome de Lucas com certeza será o seu companheiro para todo momento, jamais te deixará na mão, sempre que precisar ele estará do seu lado te apoiando e te dando conselhos. Entre essa qualidade também podemos incluir o fato de ser diplomático, paciente e cooperador.

Pontos Negativos

Mesmo sendo uma pessoa muito inteligente, pode não parecer mais a pessoa com o nome de Lucas é muito inseguro, principalmente para tomar decisões imediatas, pensa muito para agir e com isso acaba se prejudicando, e na maioria das vezes acaba optando pela escolha errada e ficando no prejuízo.

Além disso, é muito indeciso quando o assunto é tomar decisões. Junto com esses pontos negativos também podemos incluir a palavra dependente, submisso e passivo.

Numerologia do nome Lucas

A numerologia é um tipo de cálculo usado no mundo esotérico que analisa três elementos principais na formação das palavras, facilitando a interpretação dos nomes. [Veja Como Calcular a Numerologia Dos Nomes]

Elemento Alma: número 7
É uma pessoa muito dedicada no que faz e busca se manter estar sempre organizada, além de ser muito observadora, o que o torna sempre atento aos detalhes. É uma pessoa que consegue se entreter com o mínimo possível e sempre é muito divertida e sociável. Gosta de fazer mudanças em sua rotina e em sua vida, mas apenas quando é necessário e quando a mudança está bem explicada, pois não gosta de ser pego de surpresa em nenhum momento.

Elemento Personalidade: número 4
Sua criatividade é um dos pontos dominantes, além de ser um filósofo nato, pois está sempre vivendo no mundo da lua, consegue raciocinar melhor quando está preso em seus pensamentos. Precisa de um espaço vazio e quieto para que possa organizar sua cabeça e se preparar para o dia seguinte.

Elemento Destino: número 5
Generosidade é reconhecida como um de seus pontos mais fortes, é alguém que sempre busca fazer o melhor para as pessoas ao seu redor, sempre se mostra uma pessoa madura e determinada naquilo que faz, além de estar sempre preocupado com as futuras gerações e com o planeta. É o tipo de pessoa que está sempre colocando a mão na massa e fazendo de tudo com praticidade.

Popularidade

  • O nome Lucas foi registrado mais de 500 mil vezes em cartórios brasileiros, segundo dados do IBGE;
  • A época de maior popularidade do nome Lucas foi entre as décadas de 1990 a 2000;
  • No ranking geral de nomes mais populares do Brasil Lucas se enquadra numa taxa de 0,59% de adesão.

Veja no gráfico, abaixo, o índice de popularidade do nome Lucas ao longo dos anos:

popularidade nome lucas

Confira no gráfico, abaixo, as localidades do Brasil cujo nome Lucas possui maior adesão:

nome lucas significado

Nomes relacionados

[VEJA TAMBÉM:lista dos nomes masculinos e seus significados]

Em vários lugares do mundo é comum o uso de nomes compostos, quando há mais de um nome. Nesses casos é preciso conferir o significado do segundo nome para se ter uma interpretação completa.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply