Significado do nome Gabriel → Origem, Numerologia e Aparição na Bíblia

O nome Gabriel significa “homem de Deus” ou então “o homem forte de Deus”. Em alguns versões, o há Gabriel na Bíblia citado como o “mensageiro de Deus”.

significado do nome gabriel

História do nome Gabriel

A origem do nome Gabriel provém da Inglaterra, onde foi averiguado pela primeira vez nas formas de Gabell e Gabel por volta do século XII, mas até o final do século XX não foi um nome muito reconhecido pelos falantes da língua inglesa.

Segundo pesquisas documentárias, o significado do nome Gabriel tem sua origem de de uma união de duas palavras do hebraico, são elas:

  • gébher – Que significa ”homem forte” ou só ”homem”;
  • el – Que quer dizer ”Deus”.

Então o significado do nome Gabriel pode ser assimilado a ”Homem de Deus”, ”Homem forte de Deus” ou até mesmo ”Fortaleza de Deus”.

O nome Gabriel é um nome bíblico citado que aparece tanto no novo testamento quanto no velho testamento.  Na história contata na bíblia, Gabriel é um anjo que apareceu para avisar à Maria de que ela seria a mãe de Jesus Cristo. O anjo também aparece em outra passagem bíblica para avisar a Zacarias da chegada de seu filho João Batista – daí o significado de “mensageiro de Deus”.

Enquanto isso, nas tradições islâmicas,  Gabriel é visto como um mensageiro de Maomé, que transmitiu grandes revelações que estariam por vir nos próximos anos após sua chegada e qual deu grande conhecimento para a formação do Alcorão.

Gabriel na Bíblia

Veja algumas extrações de trechos de Gabriel na Bíblia:

Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas aparecerá o Santo dos Santos” (Daniel 9:24-26)

Falava, eu digo, falava ainda na oração quando o homem Gabriel, que eu tinha observado na minha visão ao princípio veio rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde” (Daniel 9:21)

E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão.” (Daniel 8:16)

Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas novas” (Lucas 1:19)

No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma viagem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.” (Lucas 1:26)

Personalidade de Gabriel

Geralmente, a criança com o nome de Gabriel demonstra muito bem um sentimento de humanidade incomum na maior parte de crianças ainda pequenas. Além disso, eles também costumam se adaptar bem às práticas da arte, se dando bem com pinturas e trabalhos manuais em geral.

Quando adulto, quem tem o nome de Gabriel apresenta um otimismo incrível com relação a vida de modo geral. Quem assim se chama costuma ter uma personalidade muito forte, sempre sabendo o que irão fazer da vida.

Pontos positivos

Um dos pontos positivos de quem se chama Gabriel é o otimismo: são sonhadores, pensativos e altamente carismáticos. Dificilmente irá vê-los tristes ou se lamentando pelos cantos, pois gostam de se apresentar como verdadeiras fortalezas, como verdadeiros “homem fortes de Deus”.

Pontos negativos

Um dos pontos negativos de quem se chama Gabriel é a ganancia. Afinal, quem assim se chama costuma ser muito ligado à conquistas, por isso, podem se tornar competitivos ou até materialistas.

Também pode acontecer do Gabriel ser indeciso e inseguro, um dos defeitos que eles mesmo odeiam em si mesmos, pois acabam fazendo com que aparentem menos fortes ou frágeis.

Numerologia do nome Gabriel

A numerologia é uma técnica de cálculo astrológica usada no esoterismo para facilitar a compreensão de detalhes sobre a vida de alguém baseando-se em seu nome, data de nascimento e posições das estrelas.

Para saber qual é o número por trás do nome Gabriel basta somar os valores que cada uma das letas do nomes possui. [VEJA COMO CALCULAR NUMEROLOGIA DO NOME]

Abaixo segue a interpretação numerológica para os três principais aspectos da vida de quem se chama Gabriel:

Elemento Ambição: número 6
Luta pelo amor em sua vida e para criar uma família tradicional baseada em seus laços de origem. Além disso, preza pela harmonia e tranquilidade ao seu redor, assim como beleza e graciosidade em tudo o que faz e até na forma com que se apresenta.

Elemento Personalidade: número 33
Conhecido por sua criatividade dominante e por ser extremamente feliz com o que tem, sendo material ou não. Também é muito despreocupado com os grandes problemas que surgem, tenta sempre manter a calma em primeiro lugar.

Elemento Expressão: número 9
Sua natureza é sempre manter estabilidade financeira, pois só se sente em uma zona segura e tem confiança quando possui dinheiro consigo, sem dinheiro se torna uma pessoa indeterminada naquilo que busca. Busca por um parceiro que seja tão afetivo e generoso quanto si mesmo. Será necessário muita coragem e aptidão para afastar os problemas que chegarão em breve na sua vida.

Popularidade

  • O nome Gabriel já foi registrado 584 mil vezes em cartórios Brasileiros, segundo relatório do IBGE;
  • O período de maior popularidade do nome Gabriel foi durante a última década( durante os anos 2000);
  • O nome Gabriel está na 29° posição do ranking de nomes masculinos mais populares na hora de batismos de crianças, no Brasil.

Veja no gráfico, abaixo, em quais estados o nome é mais popular:

popularidade do nome gabriel

Confira no gráfico, abaixo, o índice de popularidade do nome Gabriel com o passar dos anos:

nome gabriel popularidade

 

Nomes relacionados

POST RELACIONADO: Principais nomes masculinos e seus significados

POST RELACIONADO: Nomes masculinos com G 

Em algumas tradições é comum o uso de nomes compostos para crianças, por isso, Gabriel é citado diversas vezes em diferentes religiosos e seitas das mais variadas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply