A felicidade de ter uma filha menina deve ser grande, mas, assim como o tamanho do seu entusiasmo, vem a responsabilidade da escolha do nome- uma das tarefas fundamentais dos pais.  O nome fará parte da identidade dela para sempre e parte da vida do casal, portanto, é sempre bom pensar com bastante cautela até a decisão final.

O nome de meninas com a letra J são algumas das possibilidades. Saiba, aqui, o que significa dos 15 principais nomes femininos com J – quem sabe pode lhe surpreender e honrar a sua filha com uma escolha preciosa.

bebe

Julia

Julia significa jovem macia, fofinha ou filha de Júpiter. Acredita-se que, assim como na versão masculina, o nome Julius, significa aquele que é lembrado pela juventude. A interpretação ainda pode levantar várias hipóteses, já que pode ser pelo que aconteceu na época de jovem ou, simplesmente, por manter uma aparência jovial. Esta opção entrou nas primeiras posições dos nomes mais registrados em cartórios no Brasil, em 2017.

Juliana

Juliana significa aquela que tem cabelos negros ou aquela que é jovial. Os etimologistas acreditam em duas origens: uma que vem de Juliano, que, em latim, quer dizer aquele que é parente de Júlio ou então do grego iolus, que significa barba macia, o qual fazia uma referência aos jovens homens.letra-j

Jéssica

Jéssica quer dizer aquela que observa. A origem do nome vem do hebraico Yiskah, que significa “observadora”. Este é um nome muito antigo, utilizado desde os anos 1500, principalmente, na Inglaterra.

Jaqueline

O nome Jaqueline significa a última gêmea a nascer ou aquele que vem do calcanhar. Sua origem vem do nome Frances Jacques, que traduzido para o português fica Jacó. Este tem uma origem bíblica, citado no livro sagrado em vários momentos e conhecido por ter nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo, Esaú. Por muito tempo, quem se chama dessa forma era perseguido por ser considerado um nome judeu. No Brasil, é muito popular, principalmente em Santa Catarina.

Jenifer

Jenifer significa branca suave, espírito branco ou onda branca, muito usado para trazer boas energias. Sua origem vem do inglês antigo, Gwenhwyfar, que quer dizer justamente aquela que é suave, lisa e branca. Já foi nome da rainha, no período da lenda de Rei Artur.

Joana

Joana significa agradecido por Deus ou misericórdia. Sua origem vem do latim, Iohanna, que também fez existir o nome João. O seu significado vem da junção de duas palavras, a primeira Yah quer dizer Jeová (Deus) e a segunda hannan é o mesmo que graça. Juntos, portanto, formam algo como “a graça de Deus”.

Joice

Joyce significa elogio ou aquela que alega. Sua origem é celta, nome de um santo da cultura, “São Joyce”, que viveu entre os anos de 600 a 668. Outra possibilidade de variação com o mesmo significado é Jude.

Janaína

Janaína significa aquela que protege o lar ou deusa do mar, rainha dos rios. Na cultura popular brasileira e na religião umbandista, ele é um dos nomes de Iemanjá, um orixá, que simboliza o poder dos mares. Na sua primeira existência, vem do idioma iorubá Yemoja, o qual significa, justamente, a mãe dos peixes.

Josiane

Josiane quer dizer Deus é cheio de graça. Acredita-se que este nome tenha sido uma junção dos nomes José e Ana, o que fez com que o seu significado junto fique algo como aquele que soma ao Senhor (José) e cheia da graça (Ana).

Jussara

Jussara significa palmeira de espinhos, quem dá coceira ou arde. Este nome é proveniente da planta iisara, muito usada pelos índios nativos brasileiros, que serve para fazer agulhas de tecer, usadas para confecção de roupas, redes e demais utensílios.

Jordana

Jordana significa aquela que corre ou rápida como um rio. A origem do nome é uma adaptação feminina de uma homenagem ao rio Jordão. O nome, em hebraico, Iarden, quer dizer aquele que corre como um rio ou que desce. Outra possibilidade gramatical para quem se chama dessa forma é mais próxima do italiano: Giordana.

Jasmim

Jasmim significa a flor de mesmo nome, sendo uma homenagem a esta flor branca, cheirosa, que nasce nos verões e em locais semi-tropicais.  Outros podem interpretar como uma variação do nome árabe, Yasmin, o qual, coincidentemente, também, significa Jasmim e foi o nome de uma das mulheres de Alá. É também o nome da princesa do conto Alladin e os 40 ladrões.

Julieta

Julieta significa fofinha ou macia. Ela é uma adaptação do nome Júlia. Sua popularidade aconteceu por influencia do escritor inglês William Shakespeare, com o clássico romance de Romeo e Julieta. Apesar da referência, seus primeiros surgimentos provêm da América Latina.

Judite

Judite significa mulher judia. Vem, justamente, do hebraico, Iehidith, usado para sacramentar o destino religioso daquela que nascia numa família de religião judaica. O nome aparece na Bíblia, no Novo Testamento, como uma das esposas de Esaú.

Jesebel

Jesebel significa “onde está o príncipe”. Este é um dos poucos nomes que representa uma pergunta. De origem hebraica, Iyzebel, quer dizer Baal exalta ou a esposa de Baal, o Deus dos fenícios. No tempo da Idade Média, o nome trazia preconceito entre os cristãos, devido ao significado religioso que carrega.